14.3.07

PROJETO DE ANTENA PARA 27 MHZ

PROJETO DE UMA ANTENA CASEIRA CHAMADA L

Esta antena é largamente utilizada em minha região (existem 5 delas para cada industrial aqui).É muito boa para contados locais e dá até pra fazer dx. A vantagem é que pode ser construída com muita facilidade e com poucos materiais, facilmente encontrados sendo vantagem para iniciantes.(os tubos de alumínio podem ser adquiridos em lojas especializadas em esquadrias de alumínio e boxes para banheiro) falei até Portugal com ela, somente rádio e antena) .
ANTENA Y PARA 27 MHZ



Esta antena pode ser montada empregando como base um Y de ferro de meia (figura acima) ou uma base de Material Isolante como na figura abaixo.
Montando usando como base um Y de ferro de 1/2.
No Y você enrosca 2 pedaços de tubo de pvc de 15 cm para enfiar os tubos de alumínio dentro. O elemento negativo tem que ser ligado ao Y para dar aterramento, se ele entrar até por dentro do Y melhor. O positivo deve ficar 0.5 cm acima do y dentro do pvc. Coloque terminais no positivo e malha do cabo, fure o pvc varando o tubo de de alumínio para colocar o rebite que vai prender o cabo. Na malha pode ser fazer o mesmo ou ligar direto no Y (rebitar). Para fixar no mastro pode se enroscar um pedaço de tubo de 1/2 de ferro por baixo do Y ou soldar um pedaço de cantoneira de 40 cm (do tipo usado para fazer portão). O cabo deverá ser amarrado no mastro abaixo da antena para evitar rompimento das conexões devido ao próprio peso do cabo e deverá ser colocado silicone nas ligações para evitar oxidação (como já é de praxe).



2º Modo de se montar a antena usando uma base de material isolante de 20cm. Na figura você tem todo o esquema de montagem que é muito fácil. Abaixo foto de uma antena montada através deste sistema. A medida 2,45m dos radiantes é para a faixa de 10m. Para a faixa de 11m deverá ser de 2,63m. Para outras freqüências é só usar elementos com 1/4 de onda

fonte http://www.radiocomuniccao.org/antenay.htm

De: Wesley Assis wesleyjassis@hotmail.com

Mande-me um mail comentando o que você achou para sandrodriver@yahoo.com.br

Nenhum comentário: