14.3.07

HISTÓRICO

O radioamadorismo surgiu com o desenvolvimento da eletrônica no inicio do século XX. Os radioamadores ajudaram muito no desenvolvimento dos meios de comunicações hoje existentes, pois pesquisavam e desenvolviam novos equipamentos com recursos próprios. Eles próprios montavam suas antenas, transmissores, receptores moduladores etc, com o intuito de sempre chegar mais longe e eram o principal meio de comunicação em longas distancias pois ainda não existia rede telefônica.

A Faixa do Cidadão ou 11 metros ou PX
Este Serviço surgiu depois da II Guerra Mundial, quando já em ampla utilização os demais serviços de RADIOCOMUNICAÇÃO.Seu objetivo primordial foi facultar ao cidadão comum, sem nenhuma vinculação com a técnica, um modo de comunicações rápidas e versáteis, notadamente para fins de outras atividades profissionais.
Exemplos :
Comunicação entre médicos e seus hospitais, de profissionais liberais com seus escritórios, de motoristas de táxi com suas empresas, de fazendeiros com seus vizinhos e as cooperativas agrícolas, e outras similares.

O Brasil tardou muito em regulamentar o Serviço de Rádio do Cidadão, apesar de ter subscrito a Convenção Internacional que o estabelecera. O órgão oficial da época (Comissão Técnica de Rádio) fazia ouvidos moucos aos apelos que de todos os setores lhe eram feitos para regulamentar a matéria.Então, deu-se o inevitável : a faixa de 27 MHz (11 metros), uma das internacionalmente reservadas ao Rádio de Cidadão, foi sendo invadida por estações clandestinas, que ali praticavam toda sorte de comunicações, desde as profissionais às recreativas.

Somente em 1970, através da portaria n.º 33, de 26 de janeiro de 1970, o Ministério das Comunicações regulamentou no Brasil o Serviço de Rádio do Cidadão.Naquela Portaria, também se dava predominância aos usos profissionais da Faixa do Cidadão, inclusive reservando-lhe um certo número de canais exclusivos.

Mais Tarde a Portaria n.º 33 foi revogada, descaracterizando-se predominância dos usos profissionais. Daí passou a faixa de 11 metros a ser usada quase que exclusivamente para fins de entretenimento e até atividades tipicamente enquadradas no no Radioamadorismo, como Concursos, Diplomas, etc.

A partir de fins de 1979, vêm sendo introduzidas pelo Ministério das Comunicações várias e radicais alterações no Serviço Rádio do Cidadão, as quais culminaram com a Portaria n.º 28/1980, aprovando a Norma 01A/80;esta ampliou para 60 canais de comunicações a faixa de 11 metros (26960 a 27655khz) e excluindo seu uso às pessoas jurídicas, excetuadas as associações representativas dos usuários e entidades que, a critério do Ministério, possam atender a situações de emergência.

Foram admitidas as emissões em banda lateral singela (SSB), o que aumenta muito as possibilidades de comunicações por maior número de usuários. Graças a estas medidas, o Serviço Rádio do Cidadão hoje destina-se a comunicações de entretenimento, comunicações de interesse particular (não permitidas as pessoas jurídicas) e à prestação de serviços da várias naturezas (inclusive em rodovias), Secretarias de Segurança Pública, Policias Civis e Militares, Policia Rodoviária e outros órgãos mantêm estações de apoio com escuta permanente na Faixa do Cidadão.

A Resolução 444 de 2006 fez novas modificações: Aumentou para 80 canais (de 26960 a 27860 Khz), admitiu se modulações em FM (que na norma antiga não era citado) e a potência máxima antes 7w em AM e 21 em SSB passa a ser 10w em AM e 25w em ssb.

Como se tornar operador da Faixa do Cidadão ou PX

Nota: o termo 11 metros a qual você sempre irá ver quando se refere a Faixa do Cidadão refere-se ao comprimento da onda de rádio que é utilizada nestas freqüências. Se você possui um rádio comum de ondas curtas já deve ter observado que no dial aparecem marcações em metros (49m, 31m ,25m) a qual são os comprimentos de onda da faixa de freqüências que é utilizado pelas emissoras que ali transmitem. Ex: em 49 metros você sintoniza a rádio Itatiaia de Belo Horizonte. Sua freqüência é de 5970Khz É exatamente estes metros que estamos falando já que a faixa do cidadão opera também em ondas curtas. As freqüências do Cidadão estão em torno dos 27000Khz seu comprimento é de 11m.

Eu quero ser PX o que eu preciso

Licença

1o Adquira a licença para operador da faixa do cidadão, você poderá procurar um escritório da ANATEL, ou pelo site www.anatel.gov.br ou então peça ajuda a um amigo que já seja veterano. Enfim a aquisição da licença é fácil, geralmente se pede alguns documentos pessoais e se efetua o pagamento da taxa. Depois você ó terá que pagar uma taxa anual que geralmente vem no inicio do ano e você paga em qualquer banco.
Equipamentos.

Você terá que adquirir uma fonte de alimentação de 13,8 volts estabilizada de para poder alimentar o rádio pois a maioria deles funcionam com esta tensão. A capacidade desta fonte (corrente) vai depender do rádio a qual você irá ligar a ela sendo que uma fonte de 10 amperes serve pra alimentar todos os modelos disponíveis de rádios para a Faixa do Cidadão.

Rádio

Existem diversos rádios no mercado, geralmente os operadores sempre estão comprando e vendendo rádio, e nada impede que você adquira um rádio usado e por ventura mais em conta, mas se você não entende de rádio px, peça ajuda a um colega para ver se o rádio está bom.
Com certeza você vai encontrar 2 tipos principais de rádios
Rádio 40 canais AM.

O rádio 40 ca nais lhe prestará bem para que você faça seus contatos locais conversando com praticamente todos operadores da faixa dos 11 metros de sua cidade haja visto que praticamente todo mundo fica entre o canal 1 e 40. enfim você com certeza fará muitas amizades e aprender muito. A vantagem de um rádio de 40 canais é que seu preço é bem mais em conta. O alcance vai depender do local onde você mora e logicamente da sua antena, mas não há como determinar de quanto vai ser. Por ex: se você mora em uma região plana e se sua antena está livre (mais alta que prédios ou outros obstáculos) você poderá se comunicar a distancias de 20km ou mais. A potência de saída destes rádios geralmente é de 4 ou 5 Watts.

Rádio com banda lateral (SSB)

Com um rádio desses você não só comunicará com sua cidade, mas em determinados horários fará contatos muito distantes a milhares de km.
O SSB (BANDA LATERAL SINGELA) é um sistema de transmissão que é melhor para comunicados a distâncias maiores do que o AM. Ele é menos sujeito a interferências pode ser ouvido claramente mesmo quando o sinal é fraco e ocupa um espectro de freqüências menor o que garante maior quantidade de estações. Os rádios também tem mais canais ou seja você não terá só os 40 canais normais mas poderá operar até o 60 sendo assim estes canais do 40 ao 80 são menos congestionados, o que possibilita uma comunicação com menos interferências. Alguns modelos possuem também o recurso FM que é excelente para contatos locais e proporciona uma qualidade de áudio muito boa.

Mande-me um mail comentando o que você achou para sandrodriver@yahoo.com.br

Nenhum comentário: