3.5.07

2 METROS O FAMOSO VHF

2 METROS






VHF é a sigla para o termo inglês Very High Frequency, que significa freqüência muito alta. Designa a faixa radiofreqüências de 30 MHz até 300 MHz. É uma freqüência comum para propagações de sinais de televisão (canais 2 ao 13), rádio FM, rádio e transceptores.

Os usos comuns para o VHF são transmissão de rádio de FM em 88-108 megahertz e transmissões da televisão (junto com a frequência UHF). O VHF é usado também geralmente para os sistemas de navegação terrestre (VER no detalhe) e as comunicações dos aviões.
As características da propagação das freqüências do VHF são ideais para uma comunicação terrestre a curta-distância, com uma escala geralmente um tanto mais distante do que o line-of-sight do transmissor (ver a fórmula abaixo). Ao contrário das altas freqüências (HF), a ionosfera não reflete geralmente o rádio VHF e as transmissões são restringidas assim, à área local (e não interfere com os milhares das transmissões dos quilômetros afastado). O VHF é afetado menos pelo ruído e pelas interferências atmosféricas, do que equipamentos elétricos de freqüências baixas. Whilst é obstruído mais facilmente por características da terra do que o HF e algumas freqüências mais baixas, estão interferindo menos por edifícios e por outros objetos menos substanciais do que algumas freqüências mais elevadas.

A faixa do Serviço de Radioamador de 2 metros oferece variadas opções para os interessados nesse interessante hobby. Por esta razão é a atual faixa de acesso de entrada de mais de 50% dos novos radioamadores. Nesta faixa são possíveis contatos diretos em linha de visada a até 50 km ou mais. Nas propagações esporádicas consegue-se contatos de até 1.000 km, mas o mais interessante são as repetidoras. Por meio dessas estações, estrategicamente colocadas nos pontos mais altos, consegue-se comunicação com toda a clareza, no carro, nas casas e até a pé, na rua, com estações distantes, como se fosse um telefone celular. Aliás o telefone celular foi criado baseado na experiência dos radioamadores em 2 metros.

1. Informações Gerais
2. Certificado de Operador de Estação de Radioamador
3. Licença de Estação de Radioamador
4. Estações de Radioamador
5. Taxa de Fiscalização das Telecomunicações



TUDO AQUI
http://www.anatel.gov.br/index.asp?link=/radioamador/licenca_radioamador.html

PROCEDIMENTOS DE TESTES DE COMPROVAÇÃO DE CA PA CIDADEOPERA CIONAL E TÉCNICA.1. INTRODUÇÃO

Para executar o Serviço de Radioamador se faz necessário que o interessado sejatitular de Certificado de Operador de Estação de Radioamador - COER.

O Regulamento do Serviço de Radioamador, aprovado pela Resolução n.° 449, de17/11/2006, estabelece, em seu art. 33, que o COER será concedido aos aprovadosem testes de avaliação, segundo as seguintes classes:

I. Classe "C", aos aprovados nos testes de Técnica e Ética Operacional eLegislação de Telecomunicações;

II. Classe "B", aos portadores de COER classe “C”, menores de 18 anos,decorridos dois anos da data de expedição do COER classe "C", e aosmaiores de 18 anos, desde que aprovados, em ambos os casos, nos testes deTécnica e Ética Operacional, Legislação de Telecomunicações eConhecimentos Básicos de Eletrônica e Eletricidade e Transmissão eRecepção Auditiva de Sinais em Código Morse;

III. Classe "A", aos radioamadores classe "B", decorrido um ano da data deexpedição do COER classe “B”, e aprovados nos testes de Técnica e ÉticaOperacional, Legislação de Telecomunicações, Conhecimentos Técnicos deEletrônica e Eletricidade e Transmissão e Recepção Auditiva de Sinais emCódigo Morse.

Para o Serviço de Radioamador é necessária a realização de testes e avaliação dacapacidade operacional e técnica para operação da estação, devendo o candidatoprocurar os Escritórios/Unidades Operacionais da Anatel (endereços encontrados em http://www.anatel.gov.br) ou as Diretorias do LABRE (Liga Brasileira deRadioamadores), nas capitais dos Estados.

Para fazer os testes, o interessado deve consultar o endereço eletrônico da Anatel(http://sistemas.anatel .gov. br/SEC), seus Escritórios Regionais, suas UnidadesOperacionais ou, ainda, as Diretorias da LABRE (Liga Brasileira de Radioamadores),nas capitais dos Estados, Para verificar o calendário anual de realização de testes paraobtenção do Certificado de Operador de Estação de Radioamador– COER.

Os órgãos citados no inciso anterior deverão se encarregar também da constituição debancas especiais para atendimento aos candidatos portadores de deficiências físicas,moléstias contagiosas ou acometidas de males que lhes impeçam a livre movimentação.

Considerada a característica da deficiência, os testes poderão ser adaptados quanto àforma, à natureza e ao conteúdo.

Serão nulos, no todo ou em parte, os testes nos quais se comprove ter havidoirregularidade, quer no ato de inscrição, quer na realização, sujeitando-se osresponsáveis às penalidades previstas em lei.

O candidato aos testes de avaliação deverá se inscrever diretamente no endereçoeletrônico da Anatel (http://sistemas.anatel.gov.br/SEC), por intermédio da LABRE ou,ainda, por via postal.

Antes da realização dos testes, o candidato deverá apresentar:

a) documento de identidade;

b) autorização do responsável legal, se menor de dezoito anos;

c) documento expedido pelo Ministério da Justiça, que reconheça a igualdadede direitos e deveres com os brasileiros, quando se tratar de candidatos denacionalidade portuguesa (Portaria do Ministério da Justiça ou certidão deigualdade);

d) comprovante da aquisição de conhecimentos técnicos de radioeletricidadeou recepção auditiva e transmissão de sinais em código Morse quepossibilite a isenção das respectivas provas, quando for o caso;

Observação: quanto à comprovação citada no item “d”, conforme a Tabela Ido Anexo III do Regulamento do Serviço de Radioamador, esta deverá serapresentada com até cinco dias antes do encerramento das inscrições.Os candidatos poderão se inscrever e prestar as provas em qualquer Unidade daFederação.

Não serão aceitas as inscrições dos candidatos que:

a) não preencham os requisitos estabelecidos para a classe pretendida;

b) estejam incluídos no Sistema de Impedimentos – SISCOI;

c) estejam em débito com o FISTEL;

d) estejam em situação de irregularidade junto à Receita Federal.

3. DOS TESTES DE AVALIAÇÃO

Os testes que habilitarão o candidato a obter o Certificado de Operador de Estação deRadioamador, constituir-se-ão das seguintes matérias e respectivos índices de acertospara aprovação, dependendo da classe:

a) Técnica e Ética Operacional – 70%;

b) Legislação de Telecomunicações – 70%;

c) Conhecimentos Básicos de Eletrônica e Eletricidade – 50%;

d) Conhecimentos Técnicos de Eletrônica e Eletricidade – 70%;

e) Código Morse:

Recepção Auditiva – 87 caracteres;

Transmissão Manual - 87 caracteres.

Observações:

só será considerado aprovado no exame de código Morse o candidatoque tiver conseguido acertar, no mínimo, oitenta e sete caracteres emcada uma das provas, ficando reprovado quem não atingir estes valoresquer em transmissão, quer em recepção

Fonte: http://www.anatel.gov.br/Tools/frame.asp?link=/radioamador/procedimento_obtencao_coer.pdf

Como se tornar um Radioamador?

Se você chegou até aqui é porque algo despertou em você o interesse em ser um radioamador. Talvez você tenha se sentido estimulado a praticar um novo e interessante hobby.
Talvez goste tão somente de comunicar-se e fazer novas amizades, ou mesmo sinta prazer em ser útil e ajudar ao próximo. Seja qual for o motivo, saiba que para nós você será muito bem-vindo.
Abaixo seguem algumas informações iniciais básicas sobre como tornar-se um dos nossos!

Bem, como já dissemos, nossa atividade é regida por uma legislação própria, cuja aplicação e fiscalização está a cargo da ANATEL.
Essa legislação divide a atividade radioamadorística em quatro classes distintas,
a saber: A, B, C e D, sendo que esta última está em extinção (os radioamadores classe D terão até 31 de novembro de 2008 para migrar para a Classe C sem necessidade de fazer prova).

Para cada classe o candidato deverá preencher alguns requisitos básicos, que variam em conteúdo e complexidade conforme podemos ver abaixo:

1 - Requisitos para ingresso na classe C:
a) Ser maior de 10 anos;
b) Ter sido aprovado nas provas de Legislação, Técnica e Ética operacional

3 - Requisitos para ingresso na classe B:
a) Ser maior de 18 anos ou, se menor, portar Certificado de Operador de Estação de Radioamador (COER) classe C expedido há pelo menos dois anos
b) Ter sido aprovado nas provas de Legislação, Técnica e Ética Operacional, Radioeletricidade e Código Morse (CW).

4 - Requisitos para ingresso na classe A:
a) Ser portador de COER classe B expedido há pelo menos 1 ano;
b) Ter sido aprovado nas provas de Legislação, Técnica e Ética Operacional, Radioeletricidade e Código Morse (CW).

A classe D pode era considerada a “classe de acesso” em virtude de a maioria dos novatos procurar ingressar no hobby prestando prova para ela. Isso se dava por conta do menor conteúdo cobrado nos testes. Hoje quem ocupa o lugar da classe D como classe de acesso é a classe C, pois como já dito, a classe D está em extinção.

Entretanto, nada impede o ingresso de um novato direto pela classe B. Bastará, para isso, que o interessado esteja disposto a estudar um pouco mais e, também, a praticar o CW.

É importante, contudo, esclarecer que não há possibilidade de ingresso direto na classe “A” pois, como já dito acima, é necessário ser classe B há pelo menos 1 ano.

Acerca da dificuldade dos exames, não se preocupe. Nada que um pouco de estudo e dedicação não resolvam.

Após a sua aprovação, será hora de expedir seu COER, o que deverá ser requerido junto à ANATEL. Uma vez feito isto você já estará apto a operar uma estação de radioamador e poderá, inclusive, ter a sua própria!!!
Para isso você deverá ter uma “Licença Para Funcionamento de Estação”, que também é emitida pela ANATEL. Essa licença é o documento que o autoriza a instalar e operar sua própria de estação de radioamador, que poderá ser fixa (instalada em casa), móvel (instalada no carro, na moto, etc...) ou móvel portátil (levada com você "no bolso" - HT).

Para a emissão do COER, bem como para a emissão de Licença Funcionamento de Estação de radioamador são cobradas taxas pela ANATEL, bem como anualmente é cobrada a “Taxa de Fiscalização do Serviço de Radioamador”. Mas fique tranqüilo, os valores não são de assustar.

E finalmente você deverá comprar um rádio (caso ainda não tenha um). Se necessitar de orientação acerca de qual o equipamento ideal para você, não hesite. Peça ajuda a um colega radioamador mais experiente. Ele ficará feliz em poder ajuda-lo!

As informações aqui prestadas pretendem apenas dar um panorama geral do que é necessário para se tornar um radioamador. Informações oficiais e mais detalhadas deverão ser obtidas diretamente na Secretaria da LABRE-DF, que é a instituição representativa dos radioamadores do Distrito Federal. A LABRE-DF também aplica as provas.

- Endereço: SCES, Trecho 4, Lote 1/A, Brasília - DF – Brasil CEP 70.200-150
- Telefones: (61) 3226-4524 ou 3222-1157
- E-mail: labre-df@labre-df.org

Fonte: http://www.labre-df.org/index.php?option=com_content&task=view&id=31&Itemid=64
Paro o estudo da avaliação
Apostila para prestação de exame para Radioamador
Ética Operacional
Técnica Operacional Legislação
Obs entre na pagina e clique em download onde esta ecrito (Apostilas)
http://www.juniorzappia.com.br/cram/download.htm
Material suficiente para que você faça exames de ingresso ou de promoção para Radioamadorismo. (texte com perguntas e auternativas)

Radioeletricidade 1
Radioeletricidade 2
Radioeletricidade 3
Tecnica e Ética Operacional
Legislação
Norma 31 de 1934

http://www.py2gea.com.br/diversos/examesgea/exames_de_radioamador.html

Perguntas mais frequentes
http://www.qtcbrasil.com.br/faq/


O passo a passo também ensina como obter seu COER
e imprimir boletos, dentre outras coisas.
Para baixar o "Passo a Passo"
http://www.labre-df.org/downloads/Passo_a_Passo.pdf


Calendário de Exames para Promoção e Ingresso
http://www.labre-sp.org.br/diversos.php?xid=10

Visite o site Clube radioamadores de americana

http://www.crambr.org/

LABRE-SP realizou exame para Radioamador em Ribeirão Preto


http://www.radiohaus.com.br/noticias68.htm

Tabela da faixa de VHF 2 metros (144/148 Mhz.) suas sub-faixas e segmentos
segundo norma 31/94 apêndice 7 do ministério das comunicações

Frequência
Modo
De 144.000 a 144.100
CW e Emissões de Sinais Piloto
De 144.100 a 144.500
CW e Fonia (SSB) Nunca usar FM!
De 144.500 a 144.600
Fonia (SSB) Nunca usar FM!
De 144.600 a 144.900
Repetidoras (entradas) - Fonia (FM), saídas + 600 kHz
De 144.900 a 145.100
FM e Emissões Digitais
De 145.100 a 145.200
Fonia (SSB) Nunca usar FM!
De 145.200 a 145.500
Repetidoras (saídas), Fonia (FM), entradas - 600 kHz
De 145.500 a 145.800
Todos os tipos de emissão permitidos
De 145.800 a 146.000
Comunicação via Satélites - SSB/CW e modos digitais
De 146.000 a 146.390
Repetidoras (entradas) - Fonia (FM), saídas + 600 kHz
De 146.390 a 146.600
Fonia FM simplex
De 146.600 a 146.990
Repetidoras (saídas), Fonia (FM), entradas - 600kHz
De 146.990 a 147.400
Repetidoras (saídas), Fonia (FM), entradas + 600 kHz
De 147.400 a 147.590
Fonia FM simplex
De 147.590 a 148.000
Repetidoras (entradas) - Fonia (FM), saídas - 600 kHz



Serviço de Radio Amador


No serviço de Radio Amador existem as classes :


A - c/ limite de potência de 1000 W (exceto em 30 m cujo limíte é 100 W )
B - c/ limite de potência de 1000 W (exceto em 10 m cujo limite é 100 W )
C - c/ limíte de potencia em 100 W
D - c/ limíte de potencia em 50 W e somente uso das faixas de VHF e UHF (ja esta estinta)

Faixas de freqüências Tipos de Emissão
160 M
Classes A, B e C
1800 kHz - 1850 kHz CW
1800 kHz - 1840 kHz Emissões Digitais
1830 kHz - 1840 kHz CW -DX
1840 kHz - 1850 kHz Fonia


80 M
Classes A B e C
3500 kHz - 3800 kHz CW
3500 kHz - 3510 kHz CW -DX
3525 kHz - 3750 kHz Fonia DX
3580 kHz - 3635 kHz Emissões Digitais
3620 kHz - 3635 kHz " " (prioridade Packet Rádio )
3580 kHz - 3800 kHz Fonia


40 M
Classes A e B
7000 kHz - 7300 kHz CW
7035 kHz - 7050 kHz Emissões Digitais
7040 kHz - 7050 kHz " " (prioridade Packet Rádio )
7100 kHz - 7125 kHz Emissões Digitais e Packet Rádio
7165 kHz - 7175 kHz SSTV
7080 kHz - 7100 kHz Fonia DX
7050 kHz - 7300 kHz Fonia


Classe C
7000 kHz - 7150 kHz CW
7035 kHz - 7050 kHz Emissões Digitais
7040 kHz - 7050 kHz " " (prioridade Packet Rádio )
7100 kHz - 7120 kHz Emissões Digitais e Packet Rádio


30 M
Classe A
10138 kHz - 10150 kHz CW, Emissões Digitais e Packet Rádio


20 M
Classe A
14000 kHz - 14350 kHz CW
14070 kHz - 14112 kHz Emissões Digitais
14095 kHz - 14112 kHz " (prioridade Packet Rádio)
14225 kHz - 14235 kHz SSTV
14100 kHz - 14350 kHz Fonia


17 M
Classe A
18068 kHz - 18168 kHz CW
18100 kHz - 18110 kHz Emissões Digitais (prioridade Packet Rádio)
18110 kHz - 18168 kHz Fonia


15 M
Classe A
21000 kHz - 21450 kHz CW
21070 kHz - 21125 kHz Emissões Digitais
21090 kHz - 21125 kHz " " (prioridade Packet Rádio)
21149,5 kHz - 21150,5 kHz Emissão Sinais Piloto (IARU)União Int de Rádioamad.
21335 kHz - 21345 kHz SSTV
21150 kHz - 21450 kHz Fonia


Classes B e C
21000 kHz - 21150 kHz CW
21070 kHz - 21125 kHz Emissões Digitais
21090 kHz - 21125 kHz " " (prioridade Packet Rádio)


12 M
Classe A
24890 kHz - 24990 kHz CW
24920 kHz - 24930 kHz Emissões Digitais
24925 kHz - 24930 kHz " " (prioridade Packet Rádio )
24890 kHz - 24990 kHz Fonia
10 M


Classe A
28000 kHz - 29700 kHz CW
28070 kHz - 28180 kHz Emissões Digitais
28120 kHz - 28189 kHz " " (prioridade Packet Rádio )
29189 kHz - 28200 kHz Emissão de Sinais Piloto
28300 kHz - 29700 kHz Fonia
28675 kHz - 28685 kHz SSTV
29300 kHz - 29510 kHz Comunicação via Satélite
29510 kHz - 29700 kHz FM e Repetidores


Classes B e C
28000 kHz - 28500 kHz CW
28070 kHz - 28189 kHz Emissões Digitais
28120 kHz - 28189 kHz " " (prioridade Packet Rádio )
28300 kHz - 28500 kHz Fonia


6 M
Todas as classes
50,000 MHz - 50,100 MHz CW , Sinais Piloto , Reflexão Lunar
50,100 MHz - 50,600 MHz CW e Fonia em SSB
50,600 MHz - 51,000 MHz Emissões Digitais
51,000 MHz - 51,100 MHz CW e Fonia
51,100 MHz - 52,000 MHz Todos os tipos de emissão,prioridade CW e Fonia
52,000 MHz - 54,000 MHz Repetidores , CW , Fonia c/ prioridade em FM.


2 M
Todas as Classes
144,000 MHz - 144,100 MHz CW e Sinais Piloto
144,100 MHz - 144,500 MHz CW e Fonia em SSB
144, 500 MHz - 144,600 MHz Fonia em SSB
144,600 MHz - 144,900 MHz Entradas de repetidor FM, c/ saída em +600 kHz
144,900 MHz - 145,100 MHz FM e Emissões Digitais
145,100 MHz - 145,200 MHz Fonia em SSB
145,200 MHz - 145,500 MHz Repetidores FM ,c/ entrada em -600 kHz
145,500 MHz - 145,800 MHz Todos os tipos de emissão
145,800 MHz - 146,000 MHz Comunicações via Satélite - Emissões Digitais
146,000 MHz - 146,390 MHz Entradas de Repetidor FM , c/ saída em +600 kHz
146,390 MHz - 146,600 MHz Fonia FM Simplex
146,600 MHz - 146,990 MHz Repetidores FM,c/ entrada em -600 kHz
146,990 MHz - 147,400 MHz Repetidores FM , c/ entrada em +600 kHz
147,400 MHz - 147,590 MHz Fonia FM Simplex
147,590 MHz - 148,000 MHz Entradas de Repetidor FM , c/ saída em -600 kHz


1,3 M
Todas as Classes
220,000 MHz - 225,000 MHz CW e Fonia
220,000 MHz - 221,990 MHz Emissões Digitais
221,990 MHz - 222,050 MHz Reflexão Lunar
222,050 MHz - 222,300 MHz CW
222,300 MHz - 222,340 MHz Repetidores em SSB
222,340 MHz - 223,380 MHz Repetidores em FM
223,380 MHz - 223,940 MHz Todos os tipos de Emissão
223,380 MHz - 223,980 MHz Emissões Digitais
0,70 M


Todas as Classes
430,000 MHz - 440,000 MHz CW e Fonia
430,000 MHz - 432,070 MHz CW em DX
432,070 MHz - 432,080 MHz Emissões de sinais Piloto
432,100 MHz - 433,000 MHz Todos os tipos de Emissão
433,000 MHz - 434,500 MHz Emissões Digitais
435,000 MHz - 438,000 MHz Satélites em todos os tipos de Emissão
438,000 MHz - 440,000 MHz Fonia em FM
430,000 MHz - 435,000 MHz ATV





Projeto de antenas para VHF






esquemas de antenas







Links

http://paginas.terra.com.br/lazer/py4zbz/

http://paginas.terra.com.br/lazer/py4bl/

THE RIGPIX

Entre no site, no canto esquerdo tem varias marcas de radio, clique na marca desejada no modelo que la tem as caracteristicas

http://www.rigpix.com/


ANATEL : Consulta Indicativos


http://sistemas.anatel.gov.br/easp/Novo/ConsultaIndicativo/Tela.asp?SISQSmodulo=11265


Repetidores Brasileiros

Uma repetidora é um sistema eletrônico que recebe sinais fracos e ou de baixa altitude e retrasmite de um local mais alto e ou com maior potência. Desta forma o sinal pode cobrir distâncias maiores sem perder a qualidade.
O termo repetidora se origina da telegrafia e se refere a um sistema eletro-mecânico usado para regenerar sinais telegraficos. O uso deste termo também é valido na comunivação telefônica e de dados.


Continuação
Continuação

MAIS REPETIDORA CLIQUE AQUI

Nenhum comentário: