17.1.07

Antena para 2 metros e antenas para PX

VHF ou 2 metros
VHF é a sigla para o termo inglês Very High Frequency, que significa freqüência muito alta. Designa a faixa de radiofreqüências de 30 MHz até 300 MHz. É uma freqüência comum para propagações de sinais de televisão (canais 2 ao 13), rádio FM, rádio e transceptores.
Os usos comuns para o VHF são transmissão de rádio de FM em 88-108 megahertz e transmissões da televisão (junto com a frequência UHF). O VHF é usado também geralmente para os sistemas de navegação terrestre (VER no detalhe) e as comunicações dos aviões.
As características da propagação das freqüências do VHF são ideais para uma comunicação terrestre a curta-distância, com uma escala geralmente um tanto mais distante do que o line-of-sight do transmissor (ver a fórmula abaixo). Ao contrário das altas freqüências (HF), a ionosfera não reflete geralmente o rádio VHF e as transmissões são restringidas assim, à área local (e não interfere com os milhares das transmissões dos quilômetros afastado). O VHF é afetado menos pelo ruído e pelas interferências atmosféricas, do que equipamentos elétricos de freqüências baixas. Whilst é obstruído mais facilmente por características da terra do que o HF e algumas freqüências mais baixas, estão interferindo menos por edifícios e por outros objetos menos substanciais do que algumas freqüências mais elevadas.
Era também mais fácil construir transmissores, receptores, e antenas eficientes para ele nos dias mais adiantados do rádio, em comparação à frequência UHF. Na maioria dos países, o spectrum do VHF é usado para o áudio e a transmissão de televisão, assim como rádios em dois sentidos comerciais (tais como aqueles operados por táxis e por polícias), comunicações áudio em dois sentidos marinhas, e rádios de avião.
A grande tecnicamente e comercialmente valiosa parte do spectrum do VHF, feito exame acima pela transmissão da televisão tem atraído a atenção de muitas companhias e governos recentemente, com o desenvolvimento de padrões transmitindo de uma televisão digital mais eficiente. Em alguns países muito deste spectrum tornar-se-á provavelmente disponível (provavelmente para a venda) na década seguinte ou assim que (programado atualmente para 2008 nos Estados Unidos).
Os serviços gerais na faixa do VHF são:
30 - 46 megahertz: Uma comunicação licenciada dos celulares da terra de 2 caminhos
30 - 88 megahertz: VHF-FM militar, incluindo SINCGARS
43 - 50 megahertz: Telefones Cordless, de “walkie-talkies FM de 49 megahertz”, e uma comunicação misturada do celular de 2 caminhos
50 - 54 megahertz: Rádio amador faixa de 6 metros
54 - 72 megahertz: Canais de TV
2 - 4 (ser auctioned para outros usos uma vez que a conversão à tevê digital foi realizada) *72 - 75.5 megahertz: Dispositivos de controle remoto
75.5 - 87.5 megahertz: Canais de TV
5 - 6 (ser auctioned para outros usos uma vez que a conversão à tevê digital foi realizada) *87.5 - 108 megahertz: (Comercial 88- 92, não-comercial 92-108) da transmissão do rádio de FM
108 - 118 megahertz: Navegações aéreas usando VOR
118 - 132 megahertz: Airband para o controle de tráfego aéreo, AM, 121.5 megahertz é freqüência de emergência
132 - 144 megahertz: Serviços civis auxiliares, satélite, pesquisa do espaço, e outros serviços variados

144 - 148 megahertz: Faixa amadora 2 metros

148 - 174 megahertz: “A faixa de negócios VHF”, Serviço de rádio multiuso(MURS), e outros celulares da terra de 2 caminhos, FM

156 - 174 rádio marinho VH; narrowband FM, 156.8 megahertz (canal 16) é a freqüência marítima de emergência e contato.

162.40 - 162.55: Estações de tempo de NOAA, narrowband FM
174 - 216 megahertz: Canais de TV 7 a 13, e microfones wireless profissionais (poder baixo, somente determinadas freqüências exatas)
216 - 222 megahertz: serviços mistos

222 - 225 megahertz: Faixa amadora “1 ¼ metros” (realmente mais perto de 1.33M)
acima de 225 megahertz: Serviços federais, rádio de avião militar (225-400 megahertz) AM, incluindo HAVE QUICK, dGPS RTCM-104
M-100A Antena Aquário Base Plano Terra 1/4 Onda VHF 2 metros

Antena utilizada para comunicação ponto a ponto ou ponto-área, como também pode ser usada em estações repetidoras.
Antena Base Plano Terra 1/4 VHF 2 Metros Elevação Azimute
Modelo: M-100A
Freqüência: 136 a 174 MHz
Ganho: 1,73 dBi VSWR: <>
Impedância: 50 Ohms
Potência Máxima: 500 W
Conexão: UHF Fêmea
Material: Aço Inox e Latão Cromado
Medida Antena: 745 mm
Medida Irradiante: 505 mm
Peso: 770 g
Antenas 2 metros
Pequenas antenas de haste flexível (whip), antenas de fios em árvores e antenas no alto de torres são usadas, dependendo da freqüência utilizada. As freqüências mais baixas possuem comprimentos de onda maiores. Maiores comprimentos de onda necessitam de antenas maiores. As mesmas antenas (usadas para transmitir e receber) podem ser pequenas, portáteis, colocadas em árvores ou no porta-malas de um carro.
A antena comum de 146 MHz (2 metros) é uma haste flexível de quarto de onda de 50 cm. Um comprimento de onda de 146 MHz corresponde a aproximadamente 2 metros (300 dividido por 146), e um quarto de onda de 2 metros corresponde a cerca de 50 cm. Os radioamadores se divertem experimentando diversos tipos de antenas. Algumas delas são feitas de fio estendido entre as árvores. Não deixe de usar uma proteção contra raios para as antenas externas.

Os radioamadores, incluindo o escritor deste artigo, têm se comunicado com outros radioamadores usando os seguintes tipos de antenas com sintonizadores:

*grades metálicas de janelas em andares altos de hotéis e motéis;
*escadas extensíveis de alumínio isoladas do solo e apoiadas contra uma casa (quanto menor a freqüência, mais longa a escada);
*calhas e condutores de chuva soldados entre si;
*fita de cobre de alarmes antifurto escondida atrás de paredes empapeladas;
*antena de haste flexível apoiada por tripé de câmera;
mastros de bandeira disfarçados alimentados com cabos coaxiais enterrados;
*fios finos lançados com uma vara de pesca entre apartamentos.

O que impede os radioamadores de transmitir na mesma freqüência?
Muitos radioamadores podem estar em uma mesma freqüência, mas isso depende de fatores de propagação. As transmissões em VHF e UHF são feitas em linha visada, de modo que muitos radioamadores podem estar na mesma freqüência em um Estado. Nas faixas de ondas curtas, os rádios possuem sintonia de freqüência variável para permitir a mudança do sinal transmitido (em incrementos muito pequenos) entre duas outras estações que estejam transmitindo. Os radioamadores passam muito mais tempo escutando do que transmitindo. Freqüentemente, eles procuram outro radioamador que identifique a estação em uma busca por cidade, estado ou país.
Os radioamadores colecionam confirmações de contatos usando cartões QSL. Eles colecionam os cartões QSL e recebem prêmios por contatar tantos países em determinadas faixas de freqüência. Os rádios portáteis VHF e UHF geralmente usam comunicações canalizadas e utilizam freqüências fixas selecionáveis




Antena tipo Ringo para 11Metros

La antena cubre las frecuencias de la 26.815 a 28.045Mhz.
Esta antena consta de un radiador de 1/2 onda y un aro adaptador de Impedancias o Gamma Match, debe alimentarse con cable coaxial RG58U ó RG8U para 50 ohms. En estacionarias puede obtenerse una relación 1 a 1.
Debe instalarse a una altura mínima de 5 metros sobre cualquier obstáculo y retirada por lo menos 5.50metros de cualquier pared, árbol, etc.
La base de la Antena es la parte mas elaborada y por ende la de mas cuidado.
Consta de un tubo de 30cms. de largo por 1 1/2 " de diámetro exterior y 1 3/8" de diámetro interior. Dentro de este tubo se coloca otro de 1" aislado mediante un trozo de P.V.C. cortado a lo largo para facilitar su introducción, esta debe ser exactamente 6cms., ya que entre estos dos tubos se formará una capacidad que es necesaria para el funcionamiento de la antena. La longitud del tubo de 1" puede ser un 1mt. +/-
Se cortan y figuran, como se muestra en la figura anterior, las dos platinas que soportarán el aro ó RING(este le da el nombre a la antena) la longitud del tubo con que se formará el aro antes de doblar es de 121cms. y se hará con tubo de 1/4" de aluminio. La longitud del alambre que sale del conector es de 46cms., y debe ser colocado con soldadura en el conector y en el otro extremo un acoplador que ajuste en el aro para poder fijarlo y su calibre debe estar entre 12 y 16.
El radiante de la antena debe hacerse en cuerpo ajustable con tubos de aluminio que entren uno dentro del otro y puedan ser ajustables por medio de abrazaderas, la unión entre un tubo y el otro debe ser exactamente de 25cms. para darle rigidez y flexibilidad a la antena. Este radiante debe completar la longitud de 5.20cms. a partir del aislante hacia arriba, y el tubo final nos va a permitir el ajuste final de la antena... claro además del RING.

AJUSTE DE LA ANTENA.
Después de verificar que no se han cometido errores, y con la antena en el lugar y altura en que vaya a trabajar procedemos al ajuste: se requiere ante de todo un medidor de R.O.E.(Relación de Ondas Estacionarias) y poco mas que paciencia. Procedemos a colocar el alambre en su posición inicial de 40cms. desde el extremo del aro, procedemos a moverlo cada vez de a 1cm. a un lado u otro, para ver hacia donde empieza descender la estacionaria. Si notamos que las estacionarias no descienden a lo deseado entonces movemos un centímetro a la vez el tubo final del radiante y nuevamente jugamos con el Ringo.
NOTA: Para obtener una mejor lectura de las estacionarias aléjese de la antena cada vez que haga un ajuste.



Quadra cubica





ANTENAS PLANO TERRA :
AS ANTENAS PLANO - TERRA 1/4 DE ONDA SÃO AS MAIS POPULARES EM USO



ISTO SE DEVE À FACILIDADE DE AJUSTES BEM COMO AO EXCELENTE DESEMPENHO, PRODUZIDO POR ELAS. UMA PLANO - TERRA 1/4 PODE TER TRÊS RADIAIS ESPAÇADOS A 120º, OU QUATRO COM ESPAÇAMENTO DE 90º. A PLANO - TERRA 1/4 DE ONDA PODERÁ SER CALCULADA USANDO-SE FORMULAS,E SEU AJUSTE É DE CERTA MANEIRA MUITO FÁCIL. SUA CONSTRUÇÃO DEVERÁ SER TOTALMENTE EM TUBOS DE ALUMÍNIO ANODIZADO, GARANTINDO ASSIM UMA BOA DURABILIDADE. UTILIZANDO AS FORMULAR DADAS PARA CALCULAR UMA ANTENA PARA UM TRANSMISSOR DE 40 CANAIS, TEREMOS:
IRRADIANTE - 2,63 METROS
RADIAIS - 2,68 METROS
OBS.: A ANTENA COM O PLANO - TERRA A 90º EM RELAÇÃO AO IRRADIANTE, TEM UMA IMPEDÂNCIA DE 30 A 36 OHMS, ABAIXANDO-SE OS RADIAIS ATÉ FORMAREM UM ANGULO DE 45º EM RELAÇÃO AO EIXO DO IRRADIANTE, A IMPEDÂNCIA DA ANTENA SOBE PARA 50 OHMS, FACILITANDO O ACOPLAMENTO COM O TRANSMISSOR. COM O AJUSTE DO COMPRIMENTO DO IRRADIANTE, OBTÉM-SE UMA RELAÇÃO DE ONDAS ESTACIONÁRIAS (R.O.E.) NA RAZÃO DE 1:1,0 OU SEJA O ACOPLAMENTO PERFEITO. É PREFERÍVEL A MELHOR ANTENA COM UM TRANSMISSOR MODESTO QUE UMA PÉSSIMA ANTENA COM O MELHOR TRANSMISSOR.


Plano terra caseira



MAIS NO SITE:

http://www.py6cj.qsl.br/antenascb.htm

http://www.radiohaus.com.br/aquario.htm#A3

Estudo de Antenas

Principios básicos da radiação da antena

http://paginas.ispgaya.pt/~jml/ApontaTleleI.html

http://www.tpub.com/content/neets/14182/index.htm



O Ganho das Antenas

Muita gente não entende do que se trata ganho de antenas. Muitos chegam a pensar que instalando uma antena que se diz ter ganho maior a potencia transmitida será maior. O certo é que muitas vezes instalando uma antena com um ganho maior do que a que já estava no local pode se ter um resultado insatisfatório. Vejamos por que:
Imagine uma lâmpada de 60watts dependurada em um poste de 3 metros em uma área aberta. Esta lâmpada irá iluminar uma certa área ao redor da mesma de alguns metros sendo que a luminosidade será a mesma para todos os lados. Próximo a lâmpada a luminosidade será mais forte enfraquecendo a medida que nos afastamos da lâmpada não importando a direção. Se afastarmos 10 metros da lâmpada teremos uma luminosidade muito pouca e se estivermos a 1m da lâmpada a luminosidade será total. Imaginemos que queiramos que seja iluminado uma certa área a 10m de distância mas sem mudar o poste de lugar e sem trocar a lâmpada por uma de potência maior. A solução será colocar a lâmpada em um refletor espelhado como em um farol. O que fizemos então foi concentrar toda luminosidade para uma única direção sendo assim iluminamos uma área distante sem ter que trocar a lâmpada por uma de potência maior. Nesse ponto temos que considerar que só ganhamos a luminosidade em um local distante porque concentramos a luminosidade que estava desperdiçada em locais onde não queríamos que fosse iluminado. Ou seja perdemos aqui para ganhar ali! Veja que mesmo próximo a lâmpada não teremos quase nenhuma luminosidade nos lados opostos ao farol!.

Com as antenas acontece o mesmo!
Se você tem um transmissor de 10watts e ele está ligado a uma antena plano terra , Y ou dipolo vertical de 1/4 de onda seu sinal está sendo dividido em todas as direções igualmente. Ao colocar em uma direcional todos os 10w serão direcionados em uma única direção pra onde a antena esteja direcionada. No local de recepção o resultado obtido é o mesmo de termos aumentado a potência do transmissor.

Quando devo usar a antena direcional?
Em 11 metros para praticar DX com estações de regiões distantes quando a propagação abre para aquela região. Por isso deve se dar especial atenção ao direcionamento da antena. Devemos orientá la corretamente para a região que se deseja falar (use uma bússola) Você deve ter visto que compensa mais investir em uma boa antena diretiva do que num amplificador (Botina) que muitas das vezes só distorcem a modulação e provocam interferências indesejadas.

Mas e nas antenas não direcionais o que acontece?
Antenas tipo plano terra com maior ganho concentram os sinais em um feixe mais estreito ou sejam diminuem se as irradiações para cima ou para baixo e as concentram num plano mais estreito na horizontal. Em alguns casos a troca de uma antena plano terra de 0db por uma de maior ganho faz com que apesar de os sinais alcançarem distâncias maiores em locais mais próximos os sinais antes fortes diminuem a intensidade. O Ideal é fazer o teste pra ver se compensa a troca. (afinal o verdadeiro radioamador tem que fazer experimentos!)

' Um caso similar acontece com pequenas emissoras de rádio FM de pequena potência (Comunitárias). Se a antena estiver instalada em locais baixos pode se perfeitamente usar uma antena de ganho maior, mas se a mesma se encontra em um local alto (morro ou prédio grande) a troca da antena por uma de ganho maior pode ser prejudicial pois locais próximos que recebiam sinais fortes podem passar a recebê los mais fracos o que é prejudicial.

artigo de Wesley Assis

Nenhum comentário: